Nota sobre a autonomia universitária face à renúncia do sr. Reitor Nelson Sass

Recebemos, com inegável angústia, a renúncia ao cargo de Reitor da Universidade Federal de São Paulo pelo Prof. Dr. Nelson Sass, por motivos de saúde. Nós, Conselheiras e Conselheiros com representação em vários colegiados, em sua maioria membros da bancada Unifesp Mais democrática, desejamos sua pronta recuperação e o restabelecimento de sua atuação nas atividades acadêmicas  da Universidade.

Diante desse acontecimento, que nos é inédito,  e também, pelo momento que o país enfrenta, entendemos ser  primordial que a Unifesp atue no sentido de garantir sua estabilidade institucional. 

Ademais, é importante saber que o estatuto da Unifesp afirma em seu art. 12 que no caso de vacância do reitor assume a vice-reitora. E que  seu artigo 13 estabelece o período de quatro anos para o mandato do reitor e vice-reitora. Assim, a Prof.ª Dr.ª Raiane Patrícia Severino Assumpção deve permanecer à frente da Reitoria.

É necessário, ainda mais no momento atual, estarmos coesos para enfrentar a crise econômica e social de nosso país e lutar pela democracia e autonomia universitária. É também necessário retomar o  programa e as propostas que elegeram a chapa Plural que estavam com sua implementação paralisada. Precisamos construir uma UNIFESP mais democrática, popular, inclusiva, transparente, autônoma e livre de assédio.

Dessa maneira, nós, Conselheiras e Conselheiros com representação em vários colegiados, saudamos e apoiamos a Vice-Reitora, Profa. Dra. Raiane Assumpção, na continuidade do seu exercício à frente da implementação do programa vencedor, que foi votado  e eleito, democraticamente, pela Comunidade Universitária e pelo Conselho Universitário.

Para receber notícias dos Conselhos da Universidade em seu whatsapp acesse: https://chat.whatsapp.com/CTlyXiCAhpmHl0aNR3JVNy

Equipe de Comunicação

Equipe de Comunicação da Bancada Unifesp Mais Democrática